Hotel Fazenda Retiro das Rosas

Categoria: Hotéis




Telefone: (31) 3553-1331



O Hotel Fazendo Retiro das Rosas é um verdadeiro paraíso e fica há pouco mais de uma hora de Belo Horizonte no sentido Ouro Preto. Um lugar inspirador.

Desde o século XVIII, a Coroa Portuguesa mantinha em Cachoeira do Campo grandes propriedades, dentre elas o Quartel da Cavalaria, onde serviu o alferes Joaquim José da Silva Xavier e o célebre Palácio da Cachoeira, residência oficial do governador. Durante o século XIX, com a decadência do ciclo do ouro, estas instalações entraram em permanente desuso. D. Pedro II, em visita ao local, manifestou o desejo de doar estas terras, até então, pertencentes ao Império. Com a ascensão da República e por intermédio de Pe. Afonso, essas glebas foram doadas para a Ordem dos Salesianos que aqui chegaram em 1896, fundando o Colégio Dom Bosco nas ruínas do antigo quartel e, posteriormente, o Colégio N. Sra. Auxiliadora onde se erguia imponente o palácio do governador.

Conta a lenda, que uma freira hospedada no Colégio, maravilhada pela natureza daquelas paragens, caminhou distraidamente até se perder entre as montanhas. Desesperada com o anoitecer iminente, rezou aos pés de uma imagem de São José que, por ali se encontrava. Assim que terminou, foi logo resgatada por funcionários daquela Instituição. Abria assim os caminhos do destino para que, em volta da imagem de São José, nascesse o Retiro das Rosas.

Inicialmente operou como orfanato, com o tempo, para manter as obras sociais das Irmãs Salesianas, o Retiro das Rosas foi transformado em um moderno centro de hospedagem e convenções que oferece aos seus clientes uma completa infra-estrutura para hospedagem e realização dos mais variados tipos de eventos, como treinamento de pessoal, convenções e congressos, casamentos, almoços de congraçamento, turismo para grupos de terceira idade, excussões pedagógicas etc.

ACEOP
Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Rua São José, 132 - Centro
Tel. (31) 3551.1469