Por Lucimara Mendonça
Consultora em Marketing Estratégico e co-fundadora do Mulheres de Vena
Algumas ferramentas são valiosas nesse momento para revisão estratégica do seu negócio. Se antes, não havia tempo para planejar, a quarentena trouxe também esse ganho. Cito 3, sendo a primeira para análise geral da crise, a segunda para análise do impacto da crise no nosso negócio e a terceira para revisão e/ou implantação de estratégia digital. Ferramentas já conhecidas mas normalmente engavetadas pela correria diária.
A Análise Pestal é focada no levantamento dos impactos de fatores macro-ambientais para a atividade empresarial, não considera os fatores internos da empresa mas uma visão mais abrangente do impacto em pontos chave.
Análise PESTAL
PESTAL é um acrônimo, isto é, uma sigla formada pelas letras iniciais de seus pontos-chave de análise: Política, Economia, Social e Tecnologia, Ambiental e Legal. Essa ferramenta dá um direcionamento na avaliação de estratégias e dos melhores caminhos a serem seguidos. Além disso, ajuda a detectar oportunidades e ameaças significativas que poderão interferir no rumo planejado.
SWOT
A Matriz Swot é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo útil que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.
A palavra SWOT é um acrônimo, isto é, uma sigla formada pelas letras iniciais das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Sua aplicação deve ser contínua e serve como um termômetro da maturação da empresa e nesse momento traz a tona o quanto estamos preparado para a crise e como sair dela, analisando as forças e fraqueza internas
Canva
O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Canvas substitui os antigos planos de negócio com uma linguagem bem mais prática e efetiva.
Otima ferramenta para desenvolver novas ideias de ou até mesmo repensar um modelo já existente.
Os 9 blocos contemplados nesse plano estão listados incluindo uma perpectiva para o momento atual
Bloco 1
Segmentos de Clientes
Bloco 2
Proposta de Valor
Bloco 3
Canais
Bloco 4
Relacionamento com Clientes
Bloco 5
Fontes de Receita
Bloco 6
Recursos-Chave
Bloco 7
Atividades-Chave
Bloco 8
Parcerias-Chave
Bloco 9
Estrutura de Custos
Entendamos que empreender independe de qual ramo está atuando, o comportamento empreendedor se faz presente em todos âmbitos quando realmentes assumimos esse posicionamento. Sendo assim, acredito que certamente em decorrência da crise muitos negócios serão encerrado, contudo outros novos surgirão.
Vislumbre a perspectiva de remodelagem do seu negócio e não do encerramento dele. com uma boa dose de otimismo, característica básica de uma empreendedor ou empreendedora, e uma severa dose de disciplina realmente TUDO VAI FICAR BEM. É tempo de revisar, planejar e recomeçar.
Existe muitas oportunidades inexploradas.
Esse texto foi originalmente publicado no Blog do site Mulheres de Vena. Para acessar e conferir outros textos, é só clicar aqui.