Por Raíssa Palma
Empresária proprietária da escola de idiomas Aliança Francesa
Enquanto escrevo esse texto, estou vibrando ao acompanhar a live no instagram das Mulheres de Vena, onde Alessandra, com muita propriedade, está entrevistando a vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga.
Diversos pontos importantes foram abordados, como por exemplo a falta de mulheres ocupando lugares importantes na política, em âmbito municipal, estadual e federal. Mas hoje (dia que escrevo esse texto) é um dia vitorioso para nós, que representamos a maior parcela da população mundial, uma mulher acaba de tomar posse como vice-presidente dos Estados Unidos, a Kamala Harris.
Daqui, da minha casa, saúdo ela desejando que este lugar de empoderamento feminino contagie muitas e muitas mulheres, ampliando a nossa presença nos espaços que nos é de direito. Aproveito e destaco a mensagem final da live com a vice-prefeita de Ouro Preto, que disse “onde há mulheres, há coração, inteligência, sabedoria, diversidade, sensibilidade e tanta coisa boa que nem cabe nomear”.
Antes da live, tive a oportunidade de participar da abertura do Programa Marketing Delas, organizado pelo SEBRAE, onde o consultor, Luiz Paulo Nascimento, citou um evento ocorrido em julho de 2019, que marcou o início do Sebrae Delas, realizado em Passagem de Mariana. Este evento reuniu mais de 300 mulheres, entre as do grupo Marianas Mulheres que Inspiraram e Mulheres de Vena.
O consultou ainda brincou que, naquele mesmo dia, estava ocorrendo um jogo do Brasil e que se fosse um evento para empreendedores “homens”, talvez não houvessem nem 10 presentes ali. Mas éramos MULHERES! Empoderadas e sedentas de conhecimento, de aprendizado, de trocas e possibilidades de crescimento. Crescimento individual sim, mas não sozinhas! Sozinhas, jamais! Porque essa é a grande riqueza de ser uma empreendedora mulher, cada uma puxa a outra e juntas nos fortalecemos.
Desde que participo do grupo Mulheres de Vena, tenho aprendido muita coisa, tenho me fortalecido enquanto empreendedora e redescoberto diferentes potencialidades do meu negócio. Confesso que, ao longo de mais de 10 anos de presença no mercado de Ouro Preto, já passei por altos e baixos, e já pensei (muitas e muitas vezes) em desistir. Mas, ninguém melhor do que eu mesma, para conhecer a qualidade do produto que ofereço. E não poderia privar o público ouro-pretano da oferta deles.
A melhor mensagem que poderia deixar aqui é: cada uma de nós conhece a qualidade e a potência do seu próprio serviço e produto. Por isso, vamos seguir firmes nesse propósito de nos fazer conhecer e de permitir que a cada dia, mais pessoas possam se beneficiar da alegria que é comprar de uma Mulher de Vena.
Esse texto foi originalmente publicado no Blog do site Mulheres de Vena. Para acessar e conferir outros textos, é só clicar aqui.