Nesta quinta-feira (30), a ACEOP sediou a formação temática sobre "Indicadores e metas" do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). A gestora da ACEOP, Mardelene Ferreira, também participou do encontro que contou com represententates de vários setores das cidades de Ouro Preto e Mariana.
O PADE foi criado há quase dois anos e tem o objetivo de fomentar oportunidades e gerar mais crescimento econômico na cidade. A finalidade é buscar alternativas além da mineração, em um trabalho conjunto com o terceiro setor e sociedade civil.
Dividido em cinco eixos principais: Empreendedorismo, Agropecuária, Aproveitamento de Rejeitos, Turismo e Tecnologia e Inovação, o PADE terá grupos de trabalho que ficarão a cargo da execução das ações de cada eixo. Algumas já estão concluídas, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, a Sala Mineira do Empreendedor, a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CONDES) e o fomento da agricultura familiar. Quem fará a governança do PADE é o CONDES, com a ajuda das entidades, poder público e sociedade civil organizada que elaboraram as diretrizes do plano.