A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia lançou o Guia de Atração do Investidor em Inovação e Tecnologia e também assinou a Lei do 5G, que dispõe sobre a implementação da tecnologia em Ouro Preto, sede e distritos. Ambas as iniciativas são de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Município e também são ações discutidas no Plano de Apoio à Diversificação da Economia – PADE.
O prefeito Angelo Oswaldo salientou o grande salto conquistado. “Ouro Preto avança em termos de tecnologia e inovação com a Lei do 5G, proposta pelo vereador Vantuir, nos colocando na vanguarda dessas ações que trarão mais emprego e renda para o Município. Um novo tempo começa em Ouro Preto, com mais possibilidades em inovação, não sendo mais uma meta ou objetivo, mas, sim, uma realidade que se instala efetivamente no nosso Município”.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, reforça a importância dessa iniciativa. “Ação única do poder público, sendo a primeira vez que uma prefeitura municipal lança um guia assim. Hoje, as empresas de inovação e tecnologia já são o terceiro setor que mais geram impostos ao Município e estamos criando um ambiente propício para atrair mais empreendimentos para gerar mais emprego e renda. Um avanço nas políticas públicas em inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico”.
O diretor de Inovação e Tecnologia, Kelson Douglas, ressaltou a importância desse Guia. “Primeiro guia desse modelo lançado em uma prefeitura no Brasil, uma ação bem especial para Ouro Preto e servirá como uma ferramenta para atrair investimentos na cidade, movimento a economia local. Além disso, ele entende a cultura e o meio ambiente como inovação também, ampliando o leque de possibilidade e tornando o Município mais sustentável”.
LEI DO 5G
Vantuir Silva, vereador proponente do Projeto de Lei 440/22, falou sobre o sancionamento da Lei. “Uma ação importante, colocando Ouro Preto à frente em Minas e talvez até no país. Trabalhamos em conjunto para elaborar uma lei completa, regulamentada, que sofrerá poucos ajustes. O Município só tem a ganhar com essa tecnologia, que chegará aos nossos distritos, atendendo à população como um todo.”
Felipe Guerra também comentou sobre a assinatura da Lei do 5G. “Uma lei elaborada de forma conjunta com a secretaria de desenvolvimento econômico e em conversas constantes com a Anatel e com as empresas de telefonia. A ideia é fazer de Ouro Preto um modelo para as cidades históricas no Brasil na implementação do 5G e hoje temos todo o ambiente legal e propício para receber essa tecnologia. E Ouro Preto saindo novamente à frente da capital de Minas Gerais”, finalizou o secretário.
Foto: Neno Vianna
Com informações da Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto