As inscrições vão até 2/12 e irão beneficiar 50 empresas na região
O Sebrae, em parceria com a Gerdau, lançou na manhã de hoje (27) no Salão Nobre da ACEOP o Programa de Desenvolvimento Empresarial na cidade de Ouro Preto. O programa é voltado para qualquer empresa que pretende investir em infraestrutura e planejamento e é aberto a empresas de cinco municípios que atuam na região em torno da Gerdau (Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Itabirito).
O projeto foi construído para atender cerca de dez empresas por cidade e tem efeito em outras parcerias. Entretando, neste momento será implantando na região, pensando em sustentabilidade e sobrevivência de pequenas e médias empresas.
São consideradas pequenas e médias empresas aquelas de faturamento bruto anual de até 4,8 milhões.
As soluções atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas já consolidadas e que buscam novo posicionamento no mercado.
O principal foco do programa é aumentar índice de competitividade e o número de empresas com controles gerenciais apropriados e implentados. Através dele, a empresa pode:
- Aprimora a gestão com ganhos de produtividade e aumento da lucratividade
- Reduzir gastos, desperdício e retrabalho
- Expandir rede de contatos
- Permitir o acesso a capacitações com consultorias a custos subsidiados
Entre as etapas do programa estão:
- Parceria da Gerdau e Sebrae
- Apresentação do projeto
- Diagnóstico individual das empresas participantes
- Seleção de fornecedores e distribuidores
- Devolutiva do diagnóstico e apresentação do plano de ação
- Execução do plano de ação
- Avaliação
No plano de ação serão realizados projetos que sejam em comum para todas as empresas envolvidas mas que respeite a especificidade de cada uma delas. O diagnóstico dos itens avaliados contemplará:
- Liderança
- Estratégias e planos
- Clientes
- Sociedade
- Informações
- Pessoas
- Processos
- Resultado
O valor total de investimento do programa é de 750 mil reais, dividido pelas 50 empresas selecionadas. O Sebrae entra com aporte público de 50% enquanto a Gerdau investe 40%. Cada uma das empresas beneficiadas terá investimento próprio de 1500 reais, ou seja, 10% do valor global.
A previsão de execução do projeto é de 12 a 18 meses,
O valor de investimento da Gerdau não está relacionado à isenção de impostos e parte de valor em caixa da própria empresa. Para Bruno Castilho, responsável pelas relações instituicionais da empresa "o valor de investimento da Gerdau é dinheiro de caixa da empresa e entendemos que apostar este valor em um projeto que capacita e qualifica outras empresas é apostar nas cidades onde estamos. Quando a cidade cresce, as empresas se fortalecem".
O acordo do cronograma será feito juntamente com o empresário, que se compromete a estabelecer ferramentas conforme o projeto.
E para participar, é obrigatório que a inscrição seja realizada pelo empresário.
A inscrição pode ser realizada até o dia 2/12 (segunda-feira). Basta clicar aqui e preencher o formulário.
Para mais informações entre em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected]
Importante: Caso seja enviado mais de 50 termos, as vagas serão preenchidas por ordem de data de envio deste documento, até completar o número previsto de empresas participantes do projeto.