Gestão 2022 – 2023 (atual) – Natalino de Figueiredo
Gestão 2018- 2021 – Paulo Raimundo Ferreira
- Programa de estágio é incluído no portifólio ACEOP
- Segunda edição do Mérito Empresarial em 2019 com 500 convidados
- Pandemia COVID-19 põe país inteiro na quarentena em março de 2020
Gestão 2014-2017 – Valmir Aparecido Maximiano
- A gestão 2014/2017, presidida por Valmir Maximiano, deu continuidade ao planejamento estratégico, otimizando os espaços físicos (foi criada uma sala para equipe e a recepção foi dividida em duas, gerando espaço para locação), aumentando a equipe e setorizando algumas demandas.
- Com a chegada do SISFIN e do MONEY, tudo foi informatizado, agregando facilidade na relação com os associados.
- Federaminas, Rede Cidadã, Mastermind, Renascer, BDMG, Santa Casa e Sebrae forma alguns dos parceiros conquistados, com ações de responsabilidade social e fomento ao comércio sendo executadas em consonância com a cidade.
- O projeto Empreender é inaugurado, com reuniões periódicas de grupos setoriais, divididos por segmentos.
- Em 2017, é realizado o 1º Mérito Empresarial, no SESC Estalagem, numa noite de gala que premiou as boas práticas em Ouro Preto.
- O setor de comunicação se tornou sólido, com o Jornal Elo, as listas de transmissão, mailing e um site mais moderno, além da página do Facebook com mais de 1 milhão de acessos.
- Palestras, workshops e cursos passaram a ser recorrentes, conforme a demanda dos associados.
- Com o BDMG, a ACEOP passou a intermediar financiamentos direto com seus associados.
- Três grandes conquistas foram:
- Consultoria jurídica gratuita para associados.
- PACE – posto avançado de conciliação extrajudicial.
- Movimento Pró-Município, em parceria com o poder executivo, legislativo e autoridades de diversos setores.
Gestão 2012-2013 – Raimundo Nonato Saraiva Frazão
- A gestão 2012/2013, presidida por Raimundo Nonato saraiva Frazão, foi marcada pela renovação e mudanças no planejamento para o associativismo como forma de continuidade de ações para garantir o futuro da ACEOP com uma administração moderna e exemplar para seus associados, além de se reapresentar aos outros empresários a fim de que estes se deixem seduzir e venham fazer parte do quadro de associados.
- Neste sentido, algumas ações foram tomadas, com anuência da mesa diretora e do pessoal executivo da Casa, que apresentamos a seguir:
- Execução do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico com orçamento da ordem de R$15 mil;
- Cursos de atendimento ao cliente, manipulação de alimentos e mídias sociais;
- Aproximação com Sebrae MG e Adop;
- Construção e início da execução do Planejamento Estratégico da ACEOP em parceria com o Sebrae MG;
- Captação de recursos revertidos em doação de fraldas geriátricas para o Lar São Vicente de Paulo;
- Jantar das Mães;
- Apoio ao Festival de Bandas de Ouro Preto;
- Lançamento do novo site institucional da ACEOP;
- Contratação de uma gerente e de um colaborador na área administrativa para execução do planejamento e de ações estratégicas;
- Levantamento da linha do tempo dos presidentes e lançamento da Galeria dos Presidentes;
- Realização da solenidade em comemoração aos 80 anos da ACEOP. – Homenagens: aos estabelecimentos associados mais antigos, aos sócios beneméritos; a família do precursor João Baptista Fortes, às colaboradoras da ACEOP Roseli e Sônia (25 anos e 15 anos, respectivamente de serviços prestados), ao Sr. Márcio Abdo de Freitas pela dedicação à Casa, ao Sr. Israel Geraldo Cotta pelos investimentos na ampliação e reforma da sede, ao Sr. José Gomes (102 anos) morador da Rua São José e com uma vida dedicada ao comércio;
- Diplomação dos associados.
Gestão 2010-2011 – Rosângela de Cássia Saraiva Ambrósio
- Dezembro 2010: fundação da ABIH MG Regional Circuito do Ouro, articulação do CVB com ABIH MG, segmento da hotelaria e apoio ACEOP
- 2010-2011: realização do projeto Caminhos do Sabor – A União Faz o Destino, da Abrasel e Ministério do Turismo, para o segmento de restaurantes, articulação do CVB com Abrasel MG e apoio ACEOP
Gestão 2008-2009 – Rosângela de Cássia Saraiva Ambrósio
Gestão 2007-2008 – Márcio Abdo de Freitas (reduz seu mandato em 1 ano, convocando eleições antecipadas em 2007)
- Dezembro 2007: assembléia geral aprova alteração do nome da entidade para Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Gestão 2005-2006 – Márcio Abdo de Freitas
- Maio 2005: transformação do CVB e fundação do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), articulação da ACIAOP com outras associações comerciais do Circuito Turístico do Ouro
- Setembro 2005: lançamento do projeto Museu Aberto Cidade Viva, pela Câmara da Mulher Empreendedora e Instituto Cultural da ACIAOP
Gestão 2004-2004 – Antônio Carlos de Oliveira/Márcio Abdo de Freitas (presidente licenciado para as eleições municipais, vice-presidente Márcio Abdo de Freitas conclui mandato de 2004)
- Setembro 2004: criação do Convention & Visitors Bureau (CVB), como departamento na ACIAOP de prestação de serviços turísticos
Gestão 2002-2003 – Antônio Carlos de Oliveira (prorrogado para 2004 em assembléia geral, para concluir projetos em andamento)
- inauguração do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, pela UFOP
- lançamento do Site Oficial de Turismo de Ouro Preto, pelo Instituto Cultural da ACIAOP em parceria com Idas Brasil e apoio oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto, destinado a ser uma ferramenta de marketing do Convention & Visitors Bureau (CVB)
- criação da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIAOP
- início da realização anual do tradicional baile a fantasia da ACIAOP, abertura do carnaval, importante iniciativa de resgate cultural de antigos carnavais, pela Câmara da Mulher Empreendedora
- início do apoio anual em patrocínio ao Festival de Bandas de Ouro Preto, importante iniciativa de preservação cultural do setor de musicologia do Museu da Inconfidência com a Associação de Bandas de Música de Ouro Preto, ABAMOP, realizado anualmente com participação de todas as bandas do município e bandas convidadas de outras cidades
Gestão 2000-2001 – Antônio Carlos de Oliveira
- implantação do projeto Capacitar, da Federaminas, e dos núcleos setoriais
- reativação da Câmara Setorial de Turismo da ACIAOP
- realização do Forum de Turismo de Ouro Preto, pela ACIAOP
- criação do Grupo de Apoio dos Lojistas de Ouro Preto- GALOP
- criação do núcleo setorial de artesanato
Gestão 1998-1999 – Márcio Abdo de Freitas
- Fevereiro 1998: governos concluem obras da rua padre Rolim; liberação do acesso da cidade após 14 meses, restabelecendo a normalidade para moradores, comércio e aliviando o turismo
- Outubro 1998: criação da campanha de sorteio de prêmios Natal dos 300 Anos, para incentivar o comércio, em alusão à comemoração de 300 anos do início de Ouro Preto em 1698; nos anos seguintes, a campanha passou a ser Natal da Sorte Natal da Gente
Gestão 1997-1997 – Márcio Abdo de Freitas
- Janeiro 1997: chuvas provocam rompimento da rua Padre Rolim, bloqueando o acesso da cidade e prejudicando o turismo e o comércio: empresários recorrem à ACIAOP
- Maio 1997: planejamento de marketing turístico para Ouro Preto, pela ACIAOP
- movimento dos empresários cria o Bureau de Divulgação e Informação Turística de Ouro Preto
- proposta de criação do Convention & Visitors Bureau (CVB)
- criação da campanha Ouro Preto 300 anos pela ACIAOP, para 1998, para incentivar o turismo
- Prosseguem obras de reforma da sede
- Designada Comissão de Reforma do Estatuto: presidente Márcio Abdo de Freitas; vice-presidente Antônio Carlos de Oliveira / diretores-secretários Miguel Alves Pereira Filho, José Hilário de Souza / diretores-financeiros Virgílio Estevam Pedrosa Cotta, Márcio Nagib Barbosa Queiroz
- Setembro 1997: falecimento do presidente do Conselho Superior José César Gomes, associado que mais serviu na presidência da ACIAOP
- Setembro 1997: diretoria e conselhos superior e fiscal aprovam proposta de reforma do Estatuto
- Outubro 1997: assembléia geral aprova reforma do Estatuto
Gestão 1995-1996 – Márcio Abdo de Freitas
Gestão 1994-1994 – Ricardo Pereira / Márcio Abdo de Freitas (eleição em 1994, eleito o vice-presidente Márcio Abdo de Freitas e empossado no mesmo ano)
- Julho 1994: governo federal implanta Plano Real e estabilização da moeda, eliminando a inflação crônica
- Dezembro 1994: summit de presidentes dos 4 países assina os acordos de criação do Mercosul em Ouro Preto
Gestão 1992-1993 – Ricardo Pereira (prorrogado para 1994 em assembléia geral, para prosseguimento da reforma da sede)
Gestão 1990-1991 – Ricardo Pereira
- Fevereiro 1990: fundação do Instituto Cultural da ACIAOP
- Março 1990: Plano Collor bloqueia poupança e recursos em bancos, prejudicando empresários
- criação da Câmara de Turismo da ACIAOP
Gestão 1988-1989 – Márcio Abdo de Freitas
- Congresso promulga nova constituição do Brasil
- criação do SPC- Serviço de Proteção ao Crédito na ACIAOP, parceria com o CDL/BH
Gestão 1986-1987 – Márcio Abdo de Freitas (planejamento estratégico 86/87 contempla diversas ações)
- aprovado no IPHAN projeto de reforma da sede
- Fevereiro 1986: governo federal lança Plano Cruzado e congelamento geral de preços, prendendo empresários
- Março 1987: fracasso do Plano Cruzado coloca empresários em grandes dificuldades; associações comerciais em todo o estado armam movimento de boicote a impostos
Gestão 1984-1985 – Vicente Neves Trópia
Gestão 1980-1983 – José César Gomes
Gestão 1979-1980 – Nelson Garcia do Carmo Júnior (saiu antes do término do mandato, sendo empossado o vice-presidente José César Gomes)
Gestão 1975-1978 – Jarbas Eustáquio Avelar
Gestão 1974-1974 – Rone Fortes (diretoria provisória)
- Janeiro 1974: novo Estatuto promulgado
Gestão 1968-1973 – Rodrigo Vicente Toffolo
Gestão 1959-1967 – José César Gomes
Gestão 1962-1963 – José César Gomes
Gestão 1960-1961 – José César Gomes
Gestão 1957-1959 – José César Gomes
Gestão 1954-1956 – Omar Raimundo Fortes
Gestão 1952-1953 – José Amarante Neves
Gestão 1951-1951 – Teódulo Pereira
Gestão 1949-1950 – Teódulo Pereira (assumiu no final de 1949, prorrogado para 1951 em assembléia geral)
Gestão 1947-1949 – José Cândido Gonçalves (como vice-presidente, assumiu pela renúncia antes da posse de Epaminondas Rodrigues)
- Agosto 1945 – témino da 2ª guerra mundial
Gestão 1942-1947 – Epaminondas Rodrigues (aclamado presidente pela desistência do eleito José Pereira de Castro Figueiro; reluta em assumir, devido às dificuldades para a reforma do Estatuto) Formada Nova Comissão de Reforma do Estatuto: Washington de Araújo Dias, José da Costa Carvalho Filho, Tenente Lourival de Oliveira
- Abril 1947: apresentado em assembléia o trabalho para a reforma do Estatuto, elaborado por José da Costa Carvalho Filho, pela ausência dos outros membros da Comissão
- Maio 1947: assembléia geral aprova Estatuto elaborado por José da Costa Carvalho Filho
- Período 1943-1946: ausência de atas; período da 2ª guerra mundial
Gestão 1941-1941 – Geraldo Ramos (logo após assumir, a diretoria propôs renúncia, sendo negada e aclamada no cargo)
- Proposta Comissão de Reforma do Estatuto: Washington de Araújo Dias, Orlando Caldeira, José Araújo Dias, Tenente Lourival de Oliveira
Gestão 1940-1940 – Zito Marques Guimarães
- Setembro 1939 – início da 2ª guerra mundial
Gestão 1939-1939 – Zito Marques Guimarães
Gestão 1938-1938 – José Amarante Neves
Gestão 1937-1937 – José de Sales Andrade
Gestão 1936-1936 – Washington de Araújo Dias
Gestão 1935-1935 – Washington de Araújo Dias
Gestão 1934-1934 – Washington de Araújo Dias
- 26/04/1935 – sessão solene inaugural da sede própria, construída por meio de empréstimo cotizado entre os sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis)
- 19/05/1934 – aforamento, junto à Prefeitura Municipal, para a criação da sede própria, no local da antiga casa que pertenceu ao Alferes “TIRADENTES”
- 04/03/1934 – confirmação e posse da diretoria definitiva
- 25/02/1934 – estabelecida proposta de eleições diretas para formação da diretoria
- 08/02/1934 – o prefeito João Batista Ferreira Veloso, em solenidade na Prefeitura, dá posse à:
- Primeira diretoria escolhida: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador
- 04/02/1934 – ante projeto e formação da 1ª diretoria e conselhos fiscal e de sindicância
- 28/01/1934 – sessão de fundação, no Cine Central, da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Ouro Preto
- Comissão provisória – Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias
- Precursores – Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite
- A Assembléia Geral é o órgão soberano da entidade e se constitui pela reunião dos sócios beneméritos e titulares.
- São atribuições da Assembléia Geral, principalmente, resolver, em definitivo, sobre as propostas que lhe forem submetidas pelo Conselho Superior, pela Diretoria ou por sócios; alterar o Estatuto; eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal.