“Um passado de glória e um presente de trabalho”
Em meados da década de 1930, a necessidade de se reunir em uma agremiação por parte dos donos de lojas de comércio da antiga Vila Rica se concretizou pela atuação de dois precursores: Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite.
Em 28 de janeiro de 1934, realizou-se, no Cine Central, a sessão de fundação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ouro Preto, a Aciop. Na ocasião foi escolhida uma comissão provisória composta por Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias.
Já em 4 de fevereiro de 1934 foi elaborado o anti-projeto da Associação e formada a primeira diretoria e os conselhos fiscal e de sindicância.
Em solenidade na Prefeitura do Município, o Doutor João Batista Ferreira Veloso, prefeito da época, empossou, em 8 de fevereiro de 1934, uma diretoria assim constituída: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente; José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário; João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador.
Em 25 de fevereiro foi estabelecida a proposta de eleições diretas para formação da diretoria e em 4 de março, com a posse da diretoria definitiva, foram confirmados os nomes da primeira diretoria.
Com a primeira diretoria formada, trabalhos para criação da sede própria começaram a ser desenvolvidos e, então, em 19 de maio do mesmo ano, o prédio da antiga casa que pertenceu ao Alferes Tiradentes, foi obtido, por aforamento, junto à Prefeitura Municipal.
A iniciação à construção da sede se deu por meio de empréstimo dos sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis), quantia que foi cotizada. A sessão solene inaugural foi realizada em 26 de abril de 1935.
Nestes 84 anos de atividades, dirigiram os destinos da Agremiação nomes proeminentes da comunidade ouro-pretana, levando-a a alcançar grande representatividade empresarial e substancial prestígio político, econômico e social em seus vários níveis de atuação, ao longo dos vários períodos da história econômica do município de Ouro Preto.
Em maio de 2022, foi inaugurada a unidade da ACEOP em Cachoeira do Campo com o objetivo de abrir perspectivas ainda mais positivas para o empresariado local. Importante para agregar valores, conhecer e ouvir as demandas e necessidades dos comerciantes locais.
A Aceop de Cachoeira oferecerá os mesmos serviços prestados em Ouro Preto e já conta com os serviços de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa realização habilitará profissionais por meio de palestras, cursos e outros direcionamentos que favoreçam o setor de empreendedorismo do distrito, bem como a todos os prestadores de serviço envolvidos.
A Aceop funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h e está localizada à Rodovia dos Inconfidentes, km 76, S/N, ao lado do Posto Pedrosa.